Televendas:

(48) 3622-4800

Aquasol Dicas

Piscinas

Como medir o pH e Alcalinidade da Piscina

06 de Agosto de 2014 - 18:16:00
Nesse artigo você aprenderá o que é e como medir o PH e alcalinidade

Antes de aprendermos a medir os parâmetros vamos descobrir afinal o que é  "pH" e  Alcalinidade.

pH é o indicador que mostra o quanto a água pode estar ácida ou alcalina!


Para ficar mais fácil o entendimento observe a tabela ao lado:

 

Substância

pH

Ácido de bateria

1,0            

Suco gástrico

1,0 ---- 3,0

Sumo de limão

2,2 ---- 2,4

Refrigerante tipo cola

2,5            

Vinagre

2,4------3,4

Sumo de laranja ou maçã

3,5            

Cervejas

4,0 ---- 5,0

Café

5,0

Chá

5,5

Chuva ácida

< 5,6         

Saliva pacientes com câncer (cancro)

4,5----- 5,7

Leite

6,3------6,6

Água pura

7,0            

Saliva humana

6,5-----7,5 

Sangue humano

7,35 - 7,45

Água do mar

8,0            

Sabonete de mão

9,0 - 10,0  

Amoníaco

11,5          

"Água sanitária"

12,5          

Hidróxido de sódio (soda cáustica)

13,5          

Em piscinas os estojos de testes utilizam somente a escala de 6,8 a 8,2, ou seja, é como se usássemos a tabela ao lado para medir entre o leite PH 6,3 á 6,6 e a água do mar pH 8,0 


Lembrando que nosso objetivo é deixar a água com o pH entre 7.2 á 7.4 ( sangue humano ) na tabela ao lado.

 

                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Medir o pH da piscina é de extrema importância! O controle correto do pH confere aos banhistas maior conforto, pois seus olhos não ardem, seus cabelos sofrem menos danos e etc. A água bem equilibrada, é mais fácil de trata-la!

 

O que é preciso para medir o pH da piscina?

 

Você precisa de um estojo de testes conforme foto abaixo. Compre em nossa loja http://www.lojasaquasol.com.br/estojo-de-teste-phcloro

 

 

 

O lado direito do medidor marca o pH da água em uma escala que vai de 6,8 até 8,2.

No seu lado esquerdo o estojo marca a quantidade de cloro livre na água em uma escala que vai de 0.5 PPM (parte por milhão) até 5.0 PPM parte por milhão.

 

 

Para realizar o teste da sua piscina você precisa encher o medidor com água e adicionar 5 gotas do reagente vermelho (vermelho fenol) e do seu lado esquerdo, você deve pingar a mesma quantidade de gotas do reagente orto-tolidina.

 

 

 

 

Logo após recolher a água de sua piscina, adicione 5 gotas do reagente vermelho (vermelho fenol) conforme imagem abaixo.

 

 

Avaliando o resultado:


Quando você terminar de pingar as gotas, você deverá sacudir o estojo, afim de misturar bem a cor.


As cores no estojo representam uma piscina com o pH baixo (ácido) conforme desenho abaixo. Uma água com o pH assim geralmente está começando a ficar, ou está "verde", usar a piscina com pH baixo irrita os olhos e deixa o cabelo ressecado.


Observe que o lado da sua esquerda a água continua transparente, isso ocorre quando a piscina está sem cloro livre. Se a piscina estivesse com cloro, o lado esquerdo estaria amarelo.

 

Imagem do medidor acusando um pH baixo ( ácido) e inexistencia de cloro na piscina  

 

 

 

 

Agora observe abaixo o lado direito do estojo de testes, ele apresenta uma coloração rosada. Quando isso ocorre estamos lidando com uma água "básica". Quando a água da piscina apresenta esse nível de pH geralmente cria-se espuma na água facilmente, a água poderá estar azul, mas apresentará um aspecto opaco.

 

 

Medidor acusando PH um pouco elevado 7.8 na escala, limite do ideal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

pH CORRETO



Abaixo segue a imagem com o pH correto. Observe que a cor da água após adicionar as 5 gotas do reagente vermelho fenol do seu lado direito, fica na escala correta de 7.4


Observe que o lado esquerdo a água continua transparente mesmo após adicionar o reagente de cloro, também chamado de orto-tolidina, isso ocorre quando não há presença de cloro na água!

Estojo de PH mostrando um PH em 7.2,  e cloro ausente.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Agora observe o estojo abaixo, olhando o seu lado esquerdo do estojo você observe que a água esta amarela. Isso significa que existe cloro na água.

 

Quanto maior a intensidade da cor amarela, maior é a concentração de cloro na piscina!


Observe o seu lado direito, o pH apresenta uma coloração "marrom" comparando a cor ela encaixa-se na segunda escala de baixo para cima ou seja pH em 7.2.


Concluísse que a piscina está com o pH bom, e apresenta cloro em uma proporção aceitável, é uma boa piscina para se dar um mergulho. 


Porém com esse pH a água tenderá a tornar-se ácida na primeira chuva dependendo da região, é interessante manter o pH na faixa de 7.4 e 7.6, pois assim teremos uma "margem de segurança", pois o pH tende a ficar ácido naturalmente, em na maioria das regiões.

 

 

Do seu lado esquerdo cloro livre em níveis ideais e do lado direito  PH em 7,0. Usar essa piscina é seguro!

 

Para saber se sua região tem uma chuva ácida ( pH baixo) ou básica ( pH alto) basta recolher a água da chuva no estojo e fazer o teste!!

Clique aqui para comprar o estojo de teste!

 

_______________________________________________________


COMO REALIZAR O TESTE DA ALCALINIDADE:

Alcalinidade: 


Alcalinidade representa a capacidade que um sistema aquoso tem para neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem (efeito tampão natural da água). Este parâmetro, normalmente usado para descrever a qualidade da água, é um fator de capacidade e não de intensidade (como o pH), daí que uma solução com pH neutro possa ter alcalinidade considerável.


Em piscinas equilibrar a alcalinidade significa deixa-la entre 80 e 120 ppm, entre 8 e 12 gotas no estoje de teste.  Manter a alcalinidade nesse parâmetro significa que o PH da piscina não irá se alterar na primeira chuva ou no primeiro uso.

Algumas vezes se  for observada uma variação de PH em períodos curtos de tempo por exemplo: Ontem você mediu o PH da piscina e o mesmo estava ácido (baixo, coloração amarela) e hoje você foi verificar e o PH estava mais elevado. A única explicação para isso é a alcalinidade desajustada.

 


Fazer o teste de alcalinidade é muito fácil! Basta seguir os passos a seguir:


1) ENCHA O FRASCO COM ÁGUA ATÉ A MARCAÇÃO PRETA DE 25ML

Estojo de teste de alcalinidade. do seu lado esquerdo está o indicador ( solução 2), do seu lado direito esta o titulante (solução 1). Observe que primeiro você coloca a solução 2 e depois você coloca a solução 1.

 

 

 

passo 1: pingar as gotas do indicador e mover o tubo para misturar a gota na água.

2) ADICIONE 5 GOTAS DO REAGENTE ( AZUL )

 

 

A ÁGUA FICARÁ ASSIM:

 

Água com o indicador, aguardando pingar o "titulante"

 

3) ADICIONE O REAGENTE "SOLUÇÃO 1 / TITULANTE" E VÁ CONTANDO AS GOTAS.

 

Indicador (solução 1) sendo pingado no tubo, pingar uma gota de cada vez.

 

* VÁ PINGANDO E CONTANDO AS GOTAS UMA DE CADA VEZ, APÓS PINGAR A GOTA FAÇA MOVIMENTOS CIRCULARES COM O TUBO, AFIM DE MISTURAR A GOTA COM A ÁGUA AZUL.

 

A ÁGUA DO TUBO IRÁ TROCAR DE COR REPENTINAMENTE FICANDO CONFORME IMAGEM ABAIXO

Água que trocou de cor indicando as gotas. A cor pode ficar vermelho, branco amarelado e etc. Cada composição de água muda a cor da água do frasco, desconsidere a cor da troca, não quer dizer nada.

 

A ÁGUA DO TUBO DEVE TROCAR DE COR ENTRE 8 E 12 GOTAS.

 

MAS, VAMOS SUPOR QUE VOCÊ PINGOU APENAS UMA GOTA E A ÁGUA JÁ TROCOU DE COR.

ENTÃO CONSIDERAMOS CADA GOTA = 10 PPM. CONCLUÍSSE QUE A ÁGUA ESTÁ COM A "ALCALINIDADE BAIXA" OU SEJA O PH VARIA MUITO, UMA HORA ELE PODE ESTAR "ÁCIDO" APÓS ALGUMAS HORAS ELE PODERÁ ESTAR BÁSICO ( PH ALTO) ISSO É O QUE SE CHAMA DE "PH FALSO"

 

PARA CORRIGIR ESSE PROBLEMA DEVEMOS UTILIZAR PH ESTÁVEL, OU ELEVADOR DE ALCALINIDADE.

 

SE VOCÊ PINGOU 2,3 OU 4 GOTAS E A ÁGUA JÁ TROCOU DE COR, O PROBLEMA É O MESMO.

 

SE A ÁGUA TROCOU DE COR ENTRE 8 E 12 GOTAS, ENTÃO VOCÊ TEM UMA ÁGUA PERFEITAMENTE EQUILIBRADA NÃO FAÇA NADA.

 

SE VOCÊ JÁ PASSOU DE 16 GOTAS PODE PARAR DE CONTAR, UTILIZE REDUTOR DE PH.

 

O ASPECTO DE UMA PISCINA COM ALCALINIDADE ELEVADA É ESSA:

 



 

CASO EXTREMO:

 

SE VOCÊ PINGAR O INDICADOR (SOLUÇÃO 2) E A ÁGUA JÁ TROCAR DE COR SEM VOCÊ UTILIZAR O TITULANTE, SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ COM UMA ALCALINIDADE MENOR QUE UMA GOTA = MENOR QUE 10 PPM. NESSE CASO COLOQUE PH ESTÁVEL.

ESSE RESULTADO É MUITO COMUM EM PISCINAS ONDE SE UTILIZA SULFATO DE ALUMÍNIO COM FREQUÊNCIA

 

Comentários


Veja Também...

25 AGO
  • Como fazer um bom negócio na compra da piscina? Confira os pontos que você deve levar em consideração na hora de comprar esse nem tão estimado para que o mesmo não se transforme em um tanque de água problemático!
    Seguindo as dicas você terá um ótimo produto que será uma enorme fonte de prazer para sua vida toda!
  • COMO COMPRAR UMA PISCINA DE FIBRA     Você deseja comprar uma piscina, ela é um bem durável, parece óbvio? Inúmeras pessoas ignoram completamente esse fato, piscinas de fibra de 30 anos são comuns e vão continuar lá por um período indefinido.  Existem inúmeras dicas de compra para tudo, roupas, calçados, carros e etc, inúmeros tutoriais que dizem o que o consumidor final deve levar em conta na hora de adquirir tal bem. Mas como comprar uma piscina não existe nada! até agora. Nesse ramo existe uma guerra de preços predatória que não favorece ninguém e acaba condenando um mercado que seria originalmente de luxo a uma mediocridade. O consumidor final obviamente acaba perdido em meio a tantas "informações técnicas" confusas, mas hoje isso acabará. Quando a pessoa sai de casa para realizar o orçamento da piscina ela deve levar em consideração pontos importantes que chamaremos de gatilho de decisão. Gatilho 1. Estrutura da loja de piscinas. Pode parecer óbvio, mas muita gente ignora completamente esse fato, o layout da loja deve ser impecável, você...
  • Continuar Lendo Comentar
08 MAI
  • a Aquasol se preocupa com qualquer tipo de piscina! escrevemos essas dicas para você se divertir e tratar sua piscina com o menor trabalho e com um baixo consumo de água possível!
  • Você encontra as piscinas plásticas com capacidade de 1000 litros, 2000, 5000 e etc.   O mesmo conceito do tratamento da água da piscina convencional (fibra) foi aplicado para esse modelo de piscina.  Vamos explicar á você passo a passo esse tipo de tratamento, o mesmo é muito eficiente pois controla-se com precisão a dosagem de cada produto na piscina.   Se você seguir esses passos e tiver um filtro com aspirador,  NUNCA será necessário trocar a água da piscina.   Exemplo 1: Piscina de 1000 litros   Primeiro passo: Adquirir os produtos químicos   * Antes de encher sua piscina você deverá comprar os seguintes produtos: Atenção! você poderá comprar todos eles em forma de kit com preço especial acessando o nosso endereço:  http://www.aquasolbanheiras.com.br/kit-piscina-plastica-completo.   1 Quilo de cloro granulado ( elimina micro-organismos nocivos a saúde e evita por exemplo, que uma pessoa passe algum tipo de doença para outra, mesmo utilizando a mesma água que você! Compre aqui! http://www.aquasolbanheiras.com.br/cloro-para-piscina-1-quilo-hidrosan   1...
  • Continuar Lendo Comentar

ARQUIVOS

Rod. BR 101, s/n - KM 342
São Cristóvão - 88703-105
Tubarão - Santa Catarina

Razão Social:
Aquasol - Banheiras E Piscinas LTDA - ME
CNPJ: 79.223.897/0002-53

  • FILIAL 01

    Rua Altamiro Guimarães, 1413 Oficinas - CEP: 88702-100 Tubarão - Santa Catarina

TELEVENDAS:
(48) 3622-4800

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Formas de Pagamento

ENTREGA

SEGURANÇA

Todos os direitos reservados - Aquasol Banheiras e Piscinas - 2014